sábado, 18 mai 2024, 14:49
Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem Saberes Docentes
Curso: Ambiente Virtual de Aprendizagem Saberes Docentes (SD-PR2)
Glossário: Perguntas Frequentes
P

Processo seletivo de Mediadores Acadêmicos

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC/RJ, por meio da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas – SUPDP, torna público os presentes editais, com normas, rotinas e procedimentos para o processo seletivo simplificado interno de Mediadores Acadêmicos para 5 (cinco) Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu . A oferta dos cursos é viabilizada por meio de convênio estabelecido entre a SEEDUC  e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), firmado na Resolução Conjunta SEEDUC/UERJ Nº 1552 de 31 de maio de 2021 que descentraliza a execução de crédito orçamentário para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, registrado no nos processos SEI n. 30029/0050025/2021 e n.030029/003115/2021, para criação e execução dos cursos previstos na Resolução supracitada.  

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO INTERNO DE MEDIADORES ACADÊMICOS
PERÍODO DE INSCRIÇÃO - 09/03 a 18/03/2022PERÍODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL - 19/03 a 21/03/2022DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DOCUMENTAL - 22/03/2022 23/03/2022INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS - 23 e 24/03/2022 24 e 25/03  até as 12hPERÍODO DE ANÁLISE DE RECURSOS - 25/03/2022 25 a 26/03/2022DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PÓS-RECURSOS (caso haja deferimento) - 28/03/2022 a partir das 15hRESULTADO FINAL - 28/03/2022PERÍODO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES - 29 e 30 /03/2022INÍCIO DAS AULAS - 31/03/2022


*CONVOCAÇÃO DOS MEDIADORES ACADÊMICOS CLASSIFICADOS*


Os mediadores acadêmicos convocados receberão um e-mail de convocação com maiores informações.

Solicitamos aos candidatos selecionados, caso sejam bolsistas de agências de fomento de pesquisa (FAPERJ, CAPES, CNPQ), que verifiquem se há conflito quanto ao recebimento da bolsa de mediador para o qual foi selecionado pelos critérios da agência.

Solicitamos também que os candidatos convocados em mais de um curso escreva um e-mail para as coordenações indicando o curso no qual deseja atuar.

Em caso de dúvida, entre em contato através do e-mail da coordenação do curso para o qual se candidatou:

Coordenação Alfabetização – coord.posalfabetizacao@gmail.com

Coordenação Geral Cursos Ensino Médio – espuerjseeduc.em@gmail.com


Em caso de desistência de ocupação da vaga, enviar e-mail para a coordenação do curso, preferencialmente, até às 23h55min do dia 28/3 para que outro candidato aprovado e não selecionado possa ser convocado para ocupação da vaga em aberto. 

********************************************************************


ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS           ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: humanasbnccuerj@gmail.com

 EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: adm.matematicaetec@gmail.com
 ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 
ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
 

EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: linguagensuerj@gmail.com

              
EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: cntuerj@gmail.com

 

ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: secretaria.posalfabetizacao@gmail.com


Professor: como alterar a imagem de capa da sala

Para modificar a imagem do seu curso, você precisa ir na barra superior de edição e clique em: Gerenciamento do curso >> Configurações do Curso >> Editar Configurações do Curso >> Descrição >> Imagem do Curso.

image (6).png

image (7).png

Professor: como enviar mensagem para todos os estudantes?

O docente pode enviar mensagens para todos os alunos.
Seguindo o seguinte passo a passo:

1- Acesse a lista de participantes e filtre os estudantes:




2- Na lista, clique em selecionar Todos:



3- No final na lista, clique na caixa de seleção Com usuários selecionados e escolha a opção Enviar mensagem:


4- Digite a mensagem e clique em Enviar mensagem para x pessoas:

image.png

Professor: como inserir estudantes e professores nas salas do AVA

Acesse a lista de participantes da Sala e clique em Inscrever usuários:

image.png

Na caixa que vai abrir, pesquise no sistema pelo nome do estudante ou professor e atribua o papel de Estudante ou Docente:

image.png
Ao clicar em Inscrever o nome do estudante ou professor já constará na lista de participantes da sala.

Professor: como inserir materiais no AVA

Para inserir qualquer material no AVA, os docentes com perfil de edição devem ao entrar ativar a edição da sala:



Escolha o tópico que deseja inserir seu material e clique em Adicionar Atividade ou Recurso. 
image.png
Ao abrir a janela é só escolher a atividade que deseja . Ao clicar em cada recurso, na janela ao lado irá abrir uma breve explicação de como o recurso funciona. 
image.png

Professor: como inserir podcast no AVA

Podcast: Dependendo do tamanho do seu Podcast, ele deverá ser enviado para um repositório e depois compartilhado no AVA. O AVA só permite arquivos de até 5Mb.

No AVA ele poderá ser inserido de 2 formas:
  • Link
  • Rótulo
Para inserir os materiais visite  o espaço Funcionalidades do AVA@UERJ, onde disponibilizamos materiais e vídeos sobre os recursos e atividades do AVA. Para visitar o espaço acesse: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=6

Realizamos um ciclo de webconferências onde apresentamos os recursos e demonstramos como fazer a inserção dos materiais no AVA. Caso deseje assistir, as gravações foram disponibilizadas em: https://sites.google.com/view/emredesuerj/a%C3%A7%C3%B5es-formativas

Para testar esses recursos, você pode acessar o Moodle DEMO no endereço eletrônico: https://sandbox.moodledemo.net/login/index.php

Realize o login com as informações de usuário e senha disponíveis, de acordo com o perfil que deseja experimentar:

Login de Administrador: admin  e senha: sandbox

Login de gerente: manager e senha: sandbox

Login professor: teacher  e senha: sandbox

Login estudante: student e senha: sandbox

Professor: como inserir vídeos de aulas gravadas no AVA

Você pode usar o recurso de aulas gravadas. Mas os vídeos terão de estar num repositório (RNP Vídeos, YouTube, etc), pois o AVA tem um limite de upload de 5Mb.

Depois de salvos no repositório, você compartilha no AVA o link para os vídeos.

No AVA existem 2 formas de inserção de vídeos:

1. Link (URL);

2. Rótulo.

A diferença entre eles é que no link ao clicar o estudante será levado para outra aba no navegador onde visualizará o vídeo no Youtube e já na opção rótulo o vídeo pode ser exibido dentro do próprio AVA.

No AVA disponibilizamos o espaço Funcionalidades AVA@UERJ (https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=6), no tópico Materiais tem um vídeo mostrando como inserir os recursos citados acima.

Professor: como proceder para acessar o AVA@UERJ

Todos os professores com matrícula UERJ são automaticamente cadastrados no AVA@UERJ. Mas é necessário que seus dados estejam corretos no ID ÚNICO da UERJ, em particular o endereço eletrônico (e-mail) que é obrigatório.

Depois de realizar o acesso no AVA com seu ID ÚNICO da UERJ, é necessário informar o código de inscrição ao Diretor da sua Unidade Acadêmica (uma única vez) para acessar a página do seu curso de graduação.

Nesse momento de pandemia não estão estamos criando disciplinas para apoio à graduação presencial.

Professor: gravar a webconferência realizada pela RNP

A RNP bloqueou a opção de gravação, pois devido a demanda eles não teriam capacidade para armazenar as gravações no servidor.

O que temos feito é realizar a reunião com transmissão por streaming para o Youtube ou Facebook onde é possível gravar e armazenar.
Para realizar a transmissão, disponibilizamos no AVA um espaço intitulado Guia 2.0 de utilização de WEBCONFERÊNCIA RNP. Segue o link: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=93
Nesse espaço temos tutoriais de como realizar as transmissões via streaming para o YouTube e o Facebook.

Professor: inclusão de docentes em salas

PowerPoint sobre o Período Acadêmico Emergencial (PAE) com as orientações de como realizar a inserção de outros docentes na sala (a partir do slide 15): https://docs.google.com/presentation/d/1_HHDWmB6L8ai8-0lYTzHJZNiLnEKuDYio_GKL5gqu00/edit?usp=sharing

No caso de troca de perfil:

Os gerentes do curso podem estar trocando o perfil do professor de Apoio Docente para Docente e também podem inserir os demais professores nas salas, todos com perfis de Docente. Inclusive o próprio professor que está na sala pode inserir outros docentes.

Para trocar o perfil, o gerente precisa acessar a sala e na lista de "Participantes" buscar o nome do professor que deseja realizar a troca de perfil. Basta clicar no lápis e escolher a opção Docente.


No caso de inserção de docentes na sala:

Para inserir o professor na sala, o gerente ou o professor responsável pela sala precisam acessar a sala que desejam inserir o docente, acessar a lista de "Participantes" e clicar em Inscrever Usuários.



Lembrando que o professor a ser inscrito na sala deverá realizar o acesso ao AVA antes dessa ação, com o ID ÚNICO UERJ.
Link para cadastramento no ID ÚNICO UERJ: https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/primeiroAcesso.jsf

Busque pelo e-mail do professor (precisa ser o mesmo e-mail que ele utilizou no cadastro do ID ÚNICO UERJ) e atribua o perfil. Depois clique em Inscrever usuários.