sábado, 4 mai 2024, 21:05
Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem Saberes Docentes
Curso: Ambiente Virtual de Aprendizagem Saberes Docentes (SD-PR2)
Glossário: Perguntas Frequentes
A

Acessar com ID Único Uerj

O ID Único é o meio de identificação e acesso dos usuários da Universidade aos diversos serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). 

O acesso ao AVA SD-PR2, por exemplo, é um desses serviços. 

Para ter acesso a esse e a outros serviços basta se cadastrar em ID Único Uerj, que usa o seu CPF (somente os números) como dado para identificação de usuário.

Ainda tem dúvidas? 

Não tem ID ÚNICO da UERJ? Esqueceu a senha? ACESSE AQUI 

Acessar o AVA pelo celular

É possível acessar o ambiente virtual através do dispositivo móvel (celular), tanto pelo navegador (site) como pelo aplicativo do Moodle.

Sugerimos que você experimente! Acesse o SD-PR2 através do link https://saberesdocentes.pr2.uerj.br/ava e realize o login com o seus dados de usuário cadastrados no site do ID ÚNICO UERJ. 

Caso não lembre da sua senha você poderá atualizá-la no site do ID ÚNICO UERJ neste link https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/alterarDadosBuscar.jsf?active=alterarDadosBuscar

Os dados cadastrados no ID ÚNICO UERJ sincronizam automaticamente com o Ambiente Virtual.

Acessibilidade no AVA

O Moodle é desenvolvido tendo como base o Consórcio W3C, que é um consórcio internacional, seguindo as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web. Isso significa que ele é desenvolvido para que um leitor de tela trabalhe fazendo a leitura. Assim quem tiver o leitor de tela, ele conseguirá ler a imagem. 

A descrição fornecida através das imagens não aparece visualmente quando a inserimos, mas é lida pelo leitor de tela quando o usuário, navegando pelo teclado, passar pela imagem. Assim, mesmo que os usuários com deficiência visual não enxerguem a imagem, lhes será informada a sua descrição por áudio.  

Recomendamos tornar os conteúdos sempre mais acessíveis colocando as descrições nas imagens e texto sobre o conteúdo dos vídeos.

Acesso ao LATUERJ

Dúvidas sobre o acesso ao LATUERJ enviar e-mail para: Latuerj@sr2.uerj.br

Alteração de dados cadastrais

Para alteração dos dados cadastrais, acesse o formulário https://www.daa.uerj.br/formulario-pedido-atualizacao-cadastral e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

OBS: No caso de alteração do Nome Social, pesquisar NOME SOCIAL no campo de buscas.

Alterar nome de registro para o nome social no Id Único UERJ

Para alteração do nome social, acesse o formulário  https://www.daa.uerj.br/formulario-solicitacao-inclusao-alteracao-de-nome-social e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

Atualização de nome e sobrenome no AVA

Nossa equipe não tem acesso ao sistema do Id Único UERJ, somos responsáveis somente pela administração técnica do Ambiente Virtual e todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://saberesdocentes.pr2.uerj.br/ava/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. Os campos do nome, sobrenome e do CPF se encontram bloqueados para alterações.

Para alteração de nome e sobrenome entre em contato com a DINFO e verifique se esta alteração no nome e sobrenome será possível.
Uma vez feita a alteração do nome e sobrenome no seu ID ÚNICO UERJ esta atualização irá acontecer automaticamente no Ambiente Virtual.

Contato da Diretoria de Informática para consultar a possibilidade:

Atualização de Perfil

As informações do perfil abaixo precisam ser alteradas no  ID ÚNICO da UERJ e após feito isso, essas atualizações sincronizarão em seu perfil no AVA.

  • nome;
  • sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • endereço.

Para atualizar o ID ÚNICO da UERJ, acessehttps://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/

A sua foto e as outras informações poderão ser atualizadas através da edição do Perfil no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Após acessar o ambiente: Clique em seu nome localizado na barra superior à direita. 

Clique na opção "Perfil", depois clique no link "Modificar perfil".

Atualize as informações desejadas e, ao término das atualizações, clique no botão "Atualizar perfil".

Atualização de senha no sistema do ID ÚNICO UERJ

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ, por isso qualquer alteração deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso".

image.png
Caso ocorra algum erro nesse processo no site para atualizar a senha, sugerimos que faça contato com a DINFO, que é o departamento responsável pela administração do sistema do ID ÚNICO UERJ e encaminhe na mensagem um print da sua tela com o erro que está aparecendo ao tentar atualizar sua senha no sistema.

Segue o contato
Diretoria de Informática

Atualização, troca de E-mail do AVA

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. 

A alteração de e-mail deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Após feita a atualização do e-mail no site do ID ÚNICO UERJ as informações irão sincronizar automaticamente com o cadastro no AVA.