Acessar com ID Único UerjO ID Único é o meio de identificação e acesso dos usuários da Universidade aos diversos serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O acesso ao AVA SD-PR2, por exemplo, é um desses serviços. Para ter acesso a esse e a outros serviços basta se cadastrar em ID Único Uerj, que usa o seu CPF (somente os números) como dado para identificação de usuário. Ainda tem dúvidas? Não tem ID ÚNICO da UERJ? Esqueceu a senha? ACESSE AQUI |
Acessar o AVA pelo celularÉ possível acessar o ambiente virtual através do dispositivo móvel (celular), tanto pelo navegador (site) como pelo aplicativo do Moodle.
Sugerimos que você experimente! Acesse o SD-PR2 através do link https://saberesdocentes.pr2.uerj.br/ava e
realize o login com o seus dados de usuário cadastrados no site do ID ÚNICO UERJ.
Caso não lembre da sua senha você poderá atualizá-la no site do ID ÚNICO UERJ neste link https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/alterarDadosBuscar.jsf?active=alterarDadosBuscar
Os dados cadastrados no ID ÚNICO UERJ sincronizam automaticamente com o Ambiente Virtual. |
Acessibilidade no AVAO Moodle é desenvolvido tendo como base o Consórcio W3C, que é um consórcio internacional, seguindo as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web. Isso significa que ele é desenvolvido para que um leitor de tela trabalhe fazendo a leitura. Assim quem tiver o leitor de tela, ele conseguirá ler a imagem. A descrição fornecida através das imagens não aparece visualmente quando a inserimos, mas é lida pelo leitor de tela quando o usuário, navegando pelo teclado, passar pela imagem. Assim, mesmo que os usuários com deficiência visual não enxerguem a imagem, lhes será informada a sua descrição por áudio. Recomendamos tornar os conteúdos sempre mais acessíveis colocando as descrições nas imagens e texto sobre o conteúdo dos vídeos. |
Acesso ao LATUERJDúvidas sobre o acesso ao LATUERJ enviar e-mail para: Latuerj@sr2.uerj.br |
Alteração de dados cadastraisPara alteração dos dados cadastrais, acesse o formulário
https://www.daa.uerj.br/formulario-pedido-atualizacao-cadastral
e siga atentamente as orientações. Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas. OBS: No caso de alteração do Nome Social, pesquisar NOME SOCIAL no campo de buscas. |
Alterar nome de registro para o nome social no Id Único UERJPara alteração do nome social, acesse o formulário
https://www.daa.uerj.br/formulario-solicitacao-inclusao-alteracao-de-nome-social
e siga atentamente as orientações. Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas. |
Atualização de nome e sobrenome no AVANossa equipe não tem acesso ao sistema do Id Único UERJ, somos responsáveis somente pela administração técnica do Ambiente Virtual e todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://saberesdocentes.pr2.uerj.br/ava/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. Os campos do nome, sobrenome e do CPF se encontram bloqueados para alterações. Para alteração de nome e sobrenome entre em contato com a DINFO e verifique se esta alteração no nome e sobrenome será possível. Uma vez feita a alteração do nome e sobrenome no seu ID ÚNICO UERJ esta atualização irá acontecer automaticamente no Ambiente Virtual. Contato da Diretoria de Informática para consultar a possibilidade: |
Atualização de PerfilAs informações do perfil abaixo precisam ser alteradas no ID ÚNICO da UERJ e após feito isso, essas atualizações sincronizarão em seu perfil no AVA.
Para atualizar o ID ÚNICO da UERJ, acessehttps://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/ A sua foto e as outras informações poderão ser atualizadas através da edição do Perfil no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. Após acessar o ambiente: Clique em seu nome localizado na barra superior à direita. Clique na opção "Perfil", depois clique no link "Modificar perfil". Atualize as informações desejadas e, ao término das atualizações, clique no botão "Atualizar perfil". |
Atualização de senha no sistema do ID ÚNICO UERJTodas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ, por isso qualquer alteração deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Caso ocorra algum erro nesse processo no site para atualizar a senha, sugerimos que faça contato com a DINFO, que é o departamento responsável pela administração do sistema do ID ÚNICO UERJ e encaminhe na mensagem um print da sua tela com o erro que está aparecendo ao tentar atualizar sua senha no sistema. |
Atualização, troca de E-mail do AVATodas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. A alteração de e-mail deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Após feita a atualização do e-mail no site do ID ÚNICO UERJ as informações irão sincronizar automaticamente com o cadastro no AVA. |