sábado, 18 mai 2024, 15:05
Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem Saberes Docentes
Curso: Ambiente Virtual de Aprendizagem Saberes Docentes (SD-PR2)
Glossário: Perguntas Frequentes
A

Acessar com ID Único Uerj

O ID Único é o meio de identificação e acesso dos usuários da Universidade aos diversos serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). 

O acesso ao AVA SD-PR2, por exemplo, é um desses serviços. 

Para ter acesso a esse e a outros serviços basta se cadastrar em ID Único Uerj, que usa o seu CPF (somente os números) como dado para identificação de usuário.

Ainda tem dúvidas? 

Não tem ID ÚNICO da UERJ? Esqueceu a senha? ACESSE AQUI 

Acessar o AVA pelo celular

É possível acessar o ambiente virtual através do dispositivo móvel (celular), tanto pelo navegador (site) como pelo aplicativo do Moodle.

Sugerimos que você experimente! Acesse o SD-PR2 através do link https://saberesdocentes.pr2.uerj.br/ava e realize o login com o seus dados de usuário cadastrados no site do ID ÚNICO UERJ. 

Caso não lembre da sua senha você poderá atualizá-la no site do ID ÚNICO UERJ neste link https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/alterarDadosBuscar.jsf?active=alterarDadosBuscar

Os dados cadastrados no ID ÚNICO UERJ sincronizam automaticamente com o Ambiente Virtual.

Acessibilidade no AVA

O Moodle é desenvolvido tendo como base o Consórcio W3C, que é um consórcio internacional, seguindo as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web. Isso significa que ele é desenvolvido para que um leitor de tela trabalhe fazendo a leitura. Assim quem tiver o leitor de tela, ele conseguirá ler a imagem. 

A descrição fornecida através das imagens não aparece visualmente quando a inserimos, mas é lida pelo leitor de tela quando o usuário, navegando pelo teclado, passar pela imagem. Assim, mesmo que os usuários com deficiência visual não enxerguem a imagem, lhes será informada a sua descrição por áudio.  

Recomendamos tornar os conteúdos sempre mais acessíveis colocando as descrições nas imagens e texto sobre o conteúdo dos vídeos.

Acesso ao LATUERJ

Dúvidas sobre o acesso ao LATUERJ enviar e-mail para: Latuerj@sr2.uerj.br

Alteração de dados cadastrais

Para alteração dos dados cadastrais, acesse o formulário https://www.daa.uerj.br/formulario-pedido-atualizacao-cadastral e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

OBS: No caso de alteração do Nome Social, pesquisar NOME SOCIAL no campo de buscas.

Alterar nome de registro para o nome social no Id Único UERJ

Para alteração do nome social, acesse o formulário  https://www.daa.uerj.br/formulario-solicitacao-inclusao-alteracao-de-nome-social e siga atentamente as orientações.

Aguarde um prazo de 5 dias úteis para que as alterações sejam realizadas.

Atualização de nome e sobrenome no AVA

Nossa equipe não tem acesso ao sistema do Id Único UERJ, somos responsáveis somente pela administração técnica do Ambiente Virtual e todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://saberesdocentes.pr2.uerj.br/ava/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. Os campos do nome, sobrenome e do CPF se encontram bloqueados para alterações.

Para alteração de nome e sobrenome entre em contato com a DINFO e verifique se esta alteração no nome e sobrenome será possível.
Uma vez feita a alteração do nome e sobrenome no seu ID ÚNICO UERJ esta atualização irá acontecer automaticamente no Ambiente Virtual.

Contato da Diretoria de Informática para consultar a possibilidade:

Atualização de Perfil

As informações do perfil abaixo precisam ser alteradas no  ID ÚNICO da UERJ e após feito isso, essas atualizações sincronizarão em seu perfil no AVA.

  • nome;
  • sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • endereço.

Para atualizar o ID ÚNICO da UERJ, acessehttps://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/

A sua foto e as outras informações poderão ser atualizadas através da edição do Perfil no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Após acessar o ambiente: Clique em seu nome localizado na barra superior à direita. 

Clique na opção "Perfil", depois clique no link "Modificar perfil".

Atualize as informações desejadas e, ao término das atualizações, clique no botão "Atualizar perfil".

Atualização de senha no sistema do ID ÚNICO UERJ

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ, por isso qualquer alteração deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso".

image.png
Caso ocorra algum erro nesse processo no site para atualizar a senha, sugerimos que faça contato com a DINFO, que é o departamento responsável pela administração do sistema do ID ÚNICO UERJ e encaminhe na mensagem um print da sua tela com o erro que está aparecendo ao tentar atualizar sua senha no sistema.

Segue o contato
Diretoria de Informática

Atualização, troca de E-mail do AVA

Todas as informações cadastrais do nosso AVA (https://ava.pr1.uerj.br/), são importadas da base de dados do ID ÚNICO da UERJ. 

A alteração de e-mail deve ser feita diretamente no site do ID Único da UERJ, https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/, na aba "Alterar o e-mail e/ou a senha de acesso". Após feita a atualização do e-mail no site do ID ÚNICO UERJ as informações irão sincronizar automaticamente com o cadastro no AVA.



AULA INAUGURAL


C

Carteirinha de Estudante

Para assuntos referentes à emissão de carteirinha de estudante entre em contato com os seguintes e-mails das secretarias:


ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: secretaria.posalfabetizacao@gmail.com

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: humanasbnccuerj@gmail.com

ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: linguagensuerj@gmail.com

ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: adm.matematicaetec@gmail.com

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: cntuerj@gmail.com


Como criar e-mail Institucional da UERJ

Para criar o e-mail institucional da UERJ acesse:  https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/

Como faço para não receber notificações dos fóruns no meu e-mail

Entre no fórum que não deseja mais receber as notificações e desabilite a opção "Assinar":



Ou entrar no fórum e clicar em "suspender o recebimento de mensagens deste fórum via e-mail", que fica no canto superior direito da tela ao entrar no fórum:


Como fazer a sua inscrição Online na Rede Sirius

Como fazer sua inscrição Online na Rede Sirius

Com as atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas na Uerj, em função das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Rede Sirius passou a realizar a inscrição de novos usuários das bibliotecas através de um cadastramento remoto.

O Cadastro Onlineé uma iniciativa que viabiliza o acesso do usuário aos recursos eletrônicos do Catálogo Online da Rede Sirius, que conta com uma ampla coleção de livros eletrônicos em diversas áreas do conhecimento.

Após o preenchimento e envio do formulário, o cadastro online será efetivado em até 72 horas e confirmado através do e-mail informado pelo usuário. Ressaltamos que, quando retornarem as atividades presenciais na Uerj, o cadastro online deverá ser validado na biblioteca que atende ao seu curso.

Importante: Todos(as) os(as) usuários(as) cadastrados(as) nas bibliotecas entre 2019.1 e 2020.1 ou que tenham feito renovação nos semestres citados, terão os cadastros renovados automaticamente.

Bons estudos!

Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ

http://www.rsirius.uerj.br



Como localizo as minhas salas no AVA?

Ao realizar o login no AVA encontrará as suas salas em "Meus Cursos".

No cabeçalho:



Na coluna esquerda e em "Painel":


E na parte central no AVA:


D

Dúvidas relacionadas ao edital de seleção

Dúvidas relacionadas ao edital de seleção (inscrição, documentos, matrícula, cronograma etc) enviar e-mail para:


- secretaria.posalfabetizacao@gmail.com - Curso de Especialização em Alfabetização, Leitura e Escrita


- espuerjseeduc.em@gmail.com - Demais cursos

E

Estudante: como envio mensagem para todos os meus colegas no AVA?

Não é possível que um estudante envie ao mesmo tempo uma mensagem para todos os colegas de um mesmo Curso no AVA.

Somente é viável o envio de mensagens individuais e para isso você deve acessar o link "Participantes" na barra lateral do Curso escolhido e selecionar o participante para quem você deseja enviar a mensagem.
Ao lado do nome do participante tem a opção "Mensagem".
Ao clicar em "Mensagem" abrirá uma caixa de texto na lateral direita da sua página para que você possa digitar a mensagem a ser enviada.
Você deverá realizar esse procedimento para cada participante que você desejar enviar uma mensagem.

Estudante: como proceder para acessar o AVA@UERJ

Todos os estudantes regularmente matriculados nas disciplinas de graduação em 2020.1 são automaticamente inscritos no AVA@UERJ. Mas é necessário que seus dados estejam corretos no ID ÚNICO da UERJ, em particular o endereço eletrônico (e-mail) que é obrigatório. 


Informações sobre cursos ofertados pela UERJ na modalidade de EaD do Consórcio CEDERJ podem ser obtidas em https://www.cecierj.edu.br/



Estudante: não consigo acessar o material ou atividade que o meu professor(a) colocou na sala

No LaTIC somos responsáveis pelo gerenciamento do AVA, não temos gerência sobre os materiais e atividades que são inseridos nas salas das disciplinas que estão no AVA, pois as salas são administradas pelos docentes das disciplinas.

Neste caso você deverá contactar o docente da sala para informar a impossibilidade de assistir ao vídeo, realizar a atividade, acessar os materiais inseridos etc. 

Estudante: onde posso tirar dúvidas sobre o acesso ao AVA SD-PR2


Veja a seção de "Suporte a usuários".

Estudantes: Como criar e-mail UERJ

Link de orientação da DINFO para que os estudantes solicitem o e-mail da UERJ: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/

F

Foto do perfil

sua foto e as outras informações poderão ser atualizadas através da edição do Perfil no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Após acessar o ambiente: Clique em seu nome localizado na barra superior à direita. 

Clique na opção "Perfil", depois clique no link "Modificar perfil".

Selecione uma foto em formato JPG ou PNG, arraste para o campo arquivos e solte o arquivo para adicioná-lo.

Atualize as informações desejadas e, ao término das atualizações, clique no botão "Atualizar perfil".

Fique atento ao tamanho do seu arquivo!

--------

Caso você queira atualizar as informações do perfil abaixo, elas precisam ser alteradas no  ID ÚNICO da UERJ e após feito isso, essas atualizações sincronizarão em seu perfil no AVA.

  • nome;
  • sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • endereço.

Para atualizar o ID ÚNICO da UERJ, acesse https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/


M

MATRÍCULA DOS ESTUDANTES SELECIONADOS

ATENÇÃO PARA O PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ESTUDANTES SELECIONADOS

de 21/03/2022 - a partir das 15h no https://latuerj.pr2.uerj.br

até o dia 22/03/2022

Para acessar os editaisclique aqui

INÍCIO DAS AULAS - 31/03/2022


O

Onde encontro o e-mail do professor ou estudante?

Clique em "Participantes" que fica na coluna esquerda da Sala Online:

Depois clique no nome do Professor ou Estudante:


E no Perfil aparecerá o e-mail:


P

Processo seletivo de Mediadores Acadêmicos

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC/RJ, por meio da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas – SUPDP, torna público os presentes editais, com normas, rotinas e procedimentos para o processo seletivo simplificado interno de Mediadores Acadêmicos para 5 (cinco) Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu . A oferta dos cursos é viabilizada por meio de convênio estabelecido entre a SEEDUC  e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), firmado na Resolução Conjunta SEEDUC/UERJ Nº 1552 de 31 de maio de 2021 que descentraliza a execução de crédito orçamentário para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, registrado no nos processos SEI n. 30029/0050025/2021 e n.030029/003115/2021, para criação e execução dos cursos previstos na Resolução supracitada.  

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO INTERNO DE MEDIADORES ACADÊMICOS
PERÍODO DE INSCRIÇÃO - 09/03 a 18/03/2022PERÍODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL - 19/03 a 21/03/2022DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DOCUMENTAL - 22/03/2022 23/03/2022INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS - 23 e 24/03/2022 24 e 25/03  até as 12hPERÍODO DE ANÁLISE DE RECURSOS - 25/03/2022 25 a 26/03/2022DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PÓS-RECURSOS (caso haja deferimento) - 28/03/2022 a partir das 15hRESULTADO FINAL - 28/03/2022PERÍODO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES - 29 e 30 /03/2022INÍCIO DAS AULAS - 31/03/2022


*CONVOCAÇÃO DOS MEDIADORES ACADÊMICOS CLASSIFICADOS*


Os mediadores acadêmicos convocados receberão um e-mail de convocação com maiores informações.

Solicitamos aos candidatos selecionados, caso sejam bolsistas de agências de fomento de pesquisa (FAPERJ, CAPES, CNPQ), que verifiquem se há conflito quanto ao recebimento da bolsa de mediador para o qual foi selecionado pelos critérios da agência.

Solicitamos também que os candidatos convocados em mais de um curso escreva um e-mail para as coordenações indicando o curso no qual deseja atuar.

Em caso de dúvida, entre em contato através do e-mail da coordenação do curso para o qual se candidatou:

Coordenação Alfabetização – coord.posalfabetizacao@gmail.com

Coordenação Geral Cursos Ensino Médio – espuerjseeduc.em@gmail.com


Em caso de desistência de ocupação da vaga, enviar e-mail para a coordenação do curso, preferencialmente, até às 23h55min do dia 28/3 para que outro candidato aprovado e não selecionado possa ser convocado para ocupação da vaga em aberto. 

********************************************************************


ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS           ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: humanasbnccuerj@gmail.com

 EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: adm.matematicaetec@gmail.com
 ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 
ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
 

EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: linguagensuerj@gmail.com

              
EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: cntuerj@gmail.com

 

ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MEDIADORES

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL COM CLASSIFICAÇÃO

E-MAIL da ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: secretaria.posalfabetizacao@gmail.com


Professor: como alterar a imagem de capa da sala

Para modificar a imagem do seu curso, você precisa ir na barra superior de edição e clique em: Gerenciamento do curso >> Configurações do Curso >> Editar Configurações do Curso >> Descrição >> Imagem do Curso.

image (6).png

image (7).png

Professor: como enviar mensagem para todos os estudantes?

O docente pode enviar mensagens para todos os alunos.
Seguindo o seguinte passo a passo:

1- Acesse a lista de participantes e filtre os estudantes:




2- Na lista, clique em selecionar Todos:



3- No final na lista, clique na caixa de seleção Com usuários selecionados e escolha a opção Enviar mensagem:


4- Digite a mensagem e clique em Enviar mensagem para x pessoas:

image.png

Professor: como inserir estudantes e professores nas salas do AVA

Acesse a lista de participantes da Sala e clique em Inscrever usuários:

image.png

Na caixa que vai abrir, pesquise no sistema pelo nome do estudante ou professor e atribua o papel de Estudante ou Docente:

image.png
Ao clicar em Inscrever o nome do estudante ou professor já constará na lista de participantes da sala.

Professor: como inserir materiais no AVA

Para inserir qualquer material no AVA, os docentes com perfil de edição devem ao entrar ativar a edição da sala:



Escolha o tópico que deseja inserir seu material e clique em Adicionar Atividade ou Recurso. 
image.png
Ao abrir a janela é só escolher a atividade que deseja . Ao clicar em cada recurso, na janela ao lado irá abrir uma breve explicação de como o recurso funciona. 
image.png

Professor: como inserir podcast no AVA

Podcast: Dependendo do tamanho do seu Podcast, ele deverá ser enviado para um repositório e depois compartilhado no AVA. O AVA só permite arquivos de até 5Mb.

No AVA ele poderá ser inserido de 2 formas:
  • Link
  • Rótulo
Para inserir os materiais visite  o espaço Funcionalidades do AVA@UERJ, onde disponibilizamos materiais e vídeos sobre os recursos e atividades do AVA. Para visitar o espaço acesse: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=6

Realizamos um ciclo de webconferências onde apresentamos os recursos e demonstramos como fazer a inserção dos materiais no AVA. Caso deseje assistir, as gravações foram disponibilizadas em: https://sites.google.com/view/emredesuerj/a%C3%A7%C3%B5es-formativas

Para testar esses recursos, você pode acessar o Moodle DEMO no endereço eletrônico: https://sandbox.moodledemo.net/login/index.php

Realize o login com as informações de usuário e senha disponíveis, de acordo com o perfil que deseja experimentar:

Login de Administrador: admin  e senha: sandbox

Login de gerente: manager e senha: sandbox

Login professor: teacher  e senha: sandbox

Login estudante: student e senha: sandbox

Professor: como inserir vídeos de aulas gravadas no AVA

Você pode usar o recurso de aulas gravadas. Mas os vídeos terão de estar num repositório (RNP Vídeos, YouTube, etc), pois o AVA tem um limite de upload de 5Mb.

Depois de salvos no repositório, você compartilha no AVA o link para os vídeos.

No AVA existem 2 formas de inserção de vídeos:

1. Link (URL);

2. Rótulo.

A diferença entre eles é que no link ao clicar o estudante será levado para outra aba no navegador onde visualizará o vídeo no Youtube e já na opção rótulo o vídeo pode ser exibido dentro do próprio AVA.

No AVA disponibilizamos o espaço Funcionalidades AVA@UERJ (https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=6), no tópico Materiais tem um vídeo mostrando como inserir os recursos citados acima.

Professor: como proceder para acessar o AVA@UERJ

Todos os professores com matrícula UERJ são automaticamente cadastrados no AVA@UERJ. Mas é necessário que seus dados estejam corretos no ID ÚNICO da UERJ, em particular o endereço eletrônico (e-mail) que é obrigatório.

Depois de realizar o acesso no AVA com seu ID ÚNICO da UERJ, é necessário informar o código de inscrição ao Diretor da sua Unidade Acadêmica (uma única vez) para acessar a página do seu curso de graduação.

Nesse momento de pandemia não estão estamos criando disciplinas para apoio à graduação presencial.

Professor: gravar a webconferência realizada pela RNP

A RNP bloqueou a opção de gravação, pois devido a demanda eles não teriam capacidade para armazenar as gravações no servidor.

O que temos feito é realizar a reunião com transmissão por streaming para o Youtube ou Facebook onde é possível gravar e armazenar.
Para realizar a transmissão, disponibilizamos no AVA um espaço intitulado Guia 2.0 de utilização de WEBCONFERÊNCIA RNP. Segue o link: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=93
Nesse espaço temos tutoriais de como realizar as transmissões via streaming para o YouTube e o Facebook.

Professor: inclusão de docentes em salas

PowerPoint sobre o Período Acadêmico Emergencial (PAE) com as orientações de como realizar a inserção de outros docentes na sala (a partir do slide 15): https://docs.google.com/presentation/d/1_HHDWmB6L8ai8-0lYTzHJZNiLnEKuDYio_GKL5gqu00/edit?usp=sharing

No caso de troca de perfil:

Os gerentes do curso podem estar trocando o perfil do professor de Apoio Docente para Docente e também podem inserir os demais professores nas salas, todos com perfis de Docente. Inclusive o próprio professor que está na sala pode inserir outros docentes.

Para trocar o perfil, o gerente precisa acessar a sala e na lista de "Participantes" buscar o nome do professor que deseja realizar a troca de perfil. Basta clicar no lápis e escolher a opção Docente.


No caso de inserção de docentes na sala:

Para inserir o professor na sala, o gerente ou o professor responsável pela sala precisam acessar a sala que desejam inserir o docente, acessar a lista de "Participantes" e clicar em Inscrever Usuários.



Lembrando que o professor a ser inscrito na sala deverá realizar o acesso ao AVA antes dessa ação, com o ID ÚNICO UERJ.
Link para cadastramento no ID ÚNICO UERJ: https://www.id-unico.uerj.br:8443/view/paginas/primeiroAcesso.jsf

Busque pelo e-mail do professor (precisa ser o mesmo e-mail que ele utilizou no cadastro do ID ÚNICO UERJ) e atribua o perfil. Depois clique em Inscrever usuários.



Professor: Microsoft Teams e o AVA

Não existe uma ligação direta entre o nosso AVA e a Microsoft Teams, são 2 plataformas distintas. 
Caso o docente opte pela utilização da Microsoft Teams, precisará deixar sinalizado na sua sala no AVA todas as informações para que os estudantes consigam ter acesso as suas aulas.
Ressaltamos que o estudante para ter acesso as salas da Microsoft Teams devem ter email da UERJ.
Link de orientação da DINFO para que os estudantes solicitem o e-mail da UERJ: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/webmail-aluno/


Professor: o que é o BigBlueButtonBN no AVA

BigBlueButtonBN  é para o docente abrir uma sala de webconferência da RNP dentro do AVA.
Desta forma o estudante não precisa realizar login na RNP e nem sair da sala do AVA. 
Os alunos não podem abrir a sala, somente o docente.
Para saber como utilizar as salas de webconferências da RNP, acesse o espaço Guia 2.0 de utilização de WEBCONFERÊNCIA RNP: https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=93

Professor: webconferência por meio do site da RNP

O uso da sala da RNP não exige agendamento prévio. Basta fazer o acesso no dia e hora marcado com o público.
Caso prefira, você pode acessar o site da RNP, com acesso federado em: https://conferenciaweb.rnp.br/
Ao digitar os dados, copie o link da sua sala ou da sala que deseja a reunião e divulgue para que os participantes tenham acesso. 
image.png

A sala tem um limite de 75 pessoas, para mais pessoas aconselhamos a transmissão via Youtube.

Em nosso AVA temos um espaço com todas as orientações sobre as salas de Webconferência da RNP (https://ava.pr1.uerj.br/course/view.php?id=93)
R

Recomendações antes e durante a realização de atividades online no AVA

Prezados estudantes, a seguir algumas orientações e cuidados a serem tomados antes e durante à realização de provas/atividades online:

ANTES DA ATIVIDADE/PROVA:

Verifique se o seu navegador está atualizado;

Preferencialmente use como opção de navegador o Google Chrome;


Com o navegador atualizado entre no AVA e verifique se está tudo ok;

Observe se a sua conexão está estável;

Se estiver muito lenta, feche as outras abas do navegador e outros aplicativos abertos;

Permanecendo com a conexão lenta reinicie seu dispositivo e entre novamente no AVA.

DURANTE A PROVA:

Sempre antes de clicar em enviar uma resposta ou salvar, copie e cole a resposta em algum outro local do seu dispositivo, por exemplo, em notas, google docs, word, porque assim, caso aconteça instabilidade com a sua conexão, poderá depois recuperar, colar novamente a sua resposta e enviá-la.


RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

S

Seleções Especializações

V

Visualização das disciplinas no Ambiente Virtual

no AVA em “Meus Cursos” estarão as disciplinas nas quais o estudante ou docentes estarão inscritos.